Casamento no Civil

11 jan

Boa tarde meus amores!

Estava dias desses conversando com a Fairy e ela comentou sobre o trabalho que estava tendo em trocar seus documentos para os novos, já com o nome de “esposa”…Pensando nisso, resolvi fazer este post!

Pra você que pretende se casar, veja como é o processo. São os relatos de uma vida real…sim, sim, foi o que eu passei para casar no cartório, rs.

– É necessário dar entrada no processo de 30 à 90 dias antes do dia que você pretende se casar.

– No dia em que você for dar entrada, terá que pagar um valor de aproximadamente 300,00 à vista! É necessário também levar duas testemunhas com os respectivos documentos. Este valor está incluso toda a parte burocrática, além do edital de proclamas que sai no jornal…calma, eles te avisaram o dia que será publicado. Vê se compra e guarda, “misinti” vendo meu nome lá, hohoho.

– Você fará toda a parte burocrática neste dia. No dia do seu casamento você só “pagará de gatinha” e assinará o papel ;-P.

– Atualmente não é obrigatório a mulher levar o nome do marido e vice-versa, porém se desejar, deverá passar o novo nome no dia do processo e alterar TODOS os seus documentos. O marido deverá alterar até a carteira de reservista!

– Eles vão agendar um dia para você ir até o cartório escolher a hora do casamento. Cheque cedo! Eu cheguei às 7:00 e consegui marcar o casamento para às 9:00. Quem chegou às 6hs e pouco, conseguiu marcar o casório para mais tarde…umas 10:00 / 10:30. O que é ideal, assim os padrinhos não madrugam e não te xingam…hehe. Por falar nisso, neste mesmo dia você deverá levar o nome completo e rg de todos os padrinhos.

– O número máximo de padrinhos é 4 de cada lado. Sim sim, tive 8 padrinhos…imagina quando casar no religioso, kkk.

– Os documentos que você terá que levar é certidão de nascimento original, rg e comprovante de endereço (onde prova que vc irá casar naquele cartório). Se já foi casado, deve levar o divórcio original! Ah, a certidão de nascimento ficará com eles…

– No dia do casamento, você terá que chegar 15 minutos antes e ficar atento, porque aqui teve uns 20 casamentos…é muito rápido, cerca de 15 – 20 minutinhos e você estará casada!

– Ah, aqui teve uma equipe de filmagem. Eles filmam o casamento e quando você sai, eles oferecem a venda…acho que foi 80,00, mas ganhei dos padrinhos =)

– No local onde é realizado o casamento, máquinas e filmadoras é autorizado. Pode levar…

E o principal, nada de fazer piadinhas! Olha o que o marido perguntou pro juiz na hora de colocar a aliança no meu dedo:

– Agora não posso mais desistir né?

Mal lembro o que o Juiz respondeu, porque dei aquela olhada pro marido do tipo “eu te mato, seu $#$%@@%&%” e ele respondeu rindo “Não, não. É brincadeira…”

Algumas fotos…Reparem na quantidade de padrinhos…no marido suando frio…na hora que ele faz a piadinha…na felicidade pós assinatura e no momento celebridade, posando para fotos (fundo laranja). É, este cartório tem um espaço para você cumprimentar os padrinhos, tirar fotos e etc. Bacana né?

Este slideshow necessita de JavaScript.


Ah, nós não mudamos o sobrenome…estava tudo certo para um ter o nome do outro, mas o Alex ficou com preguiça de ter que trocar todos os documentos e eu de pirraça, também não quis o nome dele. O problema é que esses dias fomos no cartório e para trocarmos o sobrenome é muito mais burocrático. Precisamos contratar um advogado para ele fazer a documentação e um juiz liberar. Após isso levar no cartório, corrigir a certidão de casamento e só então conseguimos alterar todos os documentos!

Se soubéssemos disso, tinhamos trocado os nomes no dia do casamento, hehe.

OBS: Essas exigências foram feitas no cartório que casei, aqui em Campinas! O site deles é: http://www.3registrocivilcampinas.com.br

E com vocês aconteceu algum fato diferente? Engraçado? Compartilhe a experiência com as amigas que estão no caminho =)

Vô esperar hein! Beijos Van

 

Acompanhe o Blog através das Redes Sociais:

Tem msn? Adiciona eu aí! =)

16 Respostas to “Casamento no Civil”

  1. Renata 11/01/2011 às 15:43 #

    olá Van!eu não troquei o sobrenome e nem vou mexer com isso,imagina ir ao banco,poupatempo,ciretran…aiaiai que preguiça!
    Um detalhe do meu casamento é que minha sogra não sabe até hoje que me casai com o filho dela!hahaha…serio…nós casamos na presença de nosso filho,da minha mãe e seu namorado,minha irmã e seu marido e de minha a vó e só!!!minha sogra até hoje nem imagina que somos casados de verdade,mas isso tudo é pq ela é terrivel…e nem o proprio filho quis convidar!!!ah,mta gente quando ouve esta historia acha que sou adolescente que casou escondido,mas meu marido tem 29 anos e eu 24,entao nem foi escondido,foi apenas ocultado das más linguas…hahaha…
    um beijo

    • Vida de Esposa 12/01/2011 às 15:09 #

      Oi Rê,

      Bem vinda à área de comentários, rsrs.

      Menina, conta essa história…que sogra hein, rsrs. A sua deve ser jararaca, vê este post aqui: https://vidadeesposa.wordpress.com/2010/08/09/a-esposa-e-a-sogra/, hhehe

      Mas se vocês estão juntos é o que importa, por mais que não tivesse assinado nenhum papel, hoje você teria todos os direitos de esposa. Fala pra ela desencanar, rs

      Beijos

  2. Cláudia André 11/01/2011 às 17:46 #

    oi linda, como vc estava linda!!!!!
    eu me lembro muito bem desse corre corre, no meu caso eu é que iz a piadinha se era obrigado aceitar o sobrenome do marido, ele olhou pra mim com uma cara de “te mato” e ficou emburrado depois, mais não nos falaram que ele podia ficar com o meu e eu com o dele ao mesmo tempo só que ou eu ficava com o dele ou ele ficava com o meu, tb tive 8 padrinhos, fomos o segundo casal a casar, cartorio não oferecia fotos então o fotografo que ia tirar fotos a noite tirou de manhã, juiz tinha uma cara de bebado, que achamos que ele tinha acabado de chegar de uma balada…rss
    levo o nome do marido André é dele, meu nome de solteira é Cláudia Beatriz Alberto e agora só acrescenta o André (é eu sei só tenho nomes próprios), mais não precisei trocar os documentos não, todos até hj são de solteira…o único que esta com o nome de casada é meu coren, (carteira de enfermagem), pois como não tinha mais a certidão de nascimento tive que levar a de casamento….mais é muito burocratico mesmo…bjos minha flor.

    • Vida de Esposa 12/01/2011 às 15:06 #

      Oi Clauu

      Essa lei entrou em vigor a pouco tempo, agora é a pessoa que escolhe se quer ou não o nome do outro. Antigamente era obrigatório, minha mãe achou até estranho quando contei a ela.

      Nossa, só nome próprio mesmo!! rsrsrs

      Eu acho que fui uma das últimas….e ainda o noivo chegou atrasado, acredita? Só comigo mesmo que acontece essas coisas…..kkk

      Beijos

  3. Thais 11/01/2011 às 17:50 #

    Gente a cerimônia do casamento civil não é brincadeira, não pode fazer piadinha, tem juiz que nem casa a pessoal, marca para outro dia. Aqui é Sampa os cartorários recomendam que não se faça brincadeiras nessas épocas.
    Beijocas

    • Vida de Esposa 12/01/2011 às 15:03 #

      É então, pela cara que o Juiz fez, quase que ele toma providências….rsrs

  4. minhaprimeiragravidez 11/01/2011 às 22:41 #

    oooi Van!!! inspirada no seu post vou fazer um com as orientações “oficiais” que constam nos sites dos cartórios, heheheh… qdo publicar te aviso.
    Como casei na igreja, optei por fazer o casamento religioso com efeito civil, a maioria das pessoas fazem assim. Tem uma taxa extra pra fazer isso, mas sai mais barato que pensar em outra roupa, outro dia, outra função… no fim tudo dá na mesma.
    Quanto à troca de nomes, o meu marido tem dois nomes e não gosta do segundo (nem é feio, ms melhor eu nao divulgar, rsrs). Ele perguntou se poderia tirar o segundo nome e incluir meu sobrenome e a moça disse que não, ele poderia tirar o sobrenome dele, ms o segundo nome nem pensar. Então só eu inclui o sobrenome dele.
    Fui até o poupatempo e resolvi tudo muito rápido, a única coisa que não troquei lá foi o titulo de eleitor ms isso tive q resolver depois por causa de mudança de endereço, foi bem tranquilo.
    Beijossssss

    • Vida de Esposa 12/01/2011 às 17:20 #

      Oi Ká, faz sim eu divulgo no twitter tbm…me dá um tok tá?

      Sobre fazer tudo no mesmo lugar eu sei dessa opção, mas não deu pra fazer a festa ainda, dai casamos só no civil. Tenho um amigo que casará agora em fevereiro, ele fará tudo junto se não me engano, rs…

      Beijoss

  5. JACQUELINE 12/01/2011 às 10:28 #

    Oi Van, qto tempo não passo por “aki” mas estou sempre lendo os posts, viu… Para as meninonas que querem ingressar neste universo familiar…rsrsrs, é tudo isso msm eu tb já passei por todo este processo, só que casei no civil e religioso. Sou do RJ, por aqui a taxa do cartório tb é neste valor, só que consegui isenção na Defensoria Pública é só levar a documentação, entregam na hora (verifiquem na sua Cidade a Defensoria Pública e informem-se). Daí, apresenta a declaração no Cartório e o casório sai de graça. Só paguei a taxa da Igreja…e lá se vão 02 anos nesta Comunhão…Boa sorte, meninas e sejam bem-vindas neste Universo…rsrsrrs

    Bjão a Todas !

    Jacque

    • Vida de Esposa 12/01/2011 às 14:59 #

      Oi Jacq, tava sumida mesmo hein! Que bom que apareceu na área dos comentários, rs.

      Não sabia deste lance não, vou avisar umas amigas que estão para casar =)

      Beijoss

  6. fabiana 12/01/2011 às 10:49 #

    Eu não casei com o maridão nem no civil,nem no religioso,só juntamos as escovas de dentes,iuahiuhaiuha…
    Aqui em Maringá,o prazo que eles pedem pra mexer com a papelada é de 15 dias,mas como eu precisava da minha emancipação,(pelo menos foi isso que o cartorario nos falou)não deu tempo de fazer antes do baby nascer,ele até queria agendar pra depois que o filhote nascesse daí também de pirraça não quis mais….hoho

    Meu sonho é juntar uma grana alta e fazer um festão de arromba,pra todo mundo saber do meu casório….kkkk

    BJS estava lindona no casório hein

    • Vida de Esposa 12/01/2011 às 14:57 #

      Oi Fáaaaaaaaa

      É o mesmo que quero fazer no religioso, minha parentada sempre me cobra do luau na praia, rs. Prometi, um dia vou ter que cumprir.

      Beijos

  7. Néia 13/01/2011 às 17:41 #

    kkkkkk… ai Van… esses maridos… rsrs
    O Du, qdo chegamos no cartório, antes de começar a cerimônia, ele disse pra juíza assim: “Vai ter aquela parte q pergunta se alguém tem algo contra?”… aí a juíza respondeu sorrindo: “Não, não…” e ele fala para todos os padrinhos: “Ahhh pessoasl, ensaiamos à toa, ela nem vai perguntar… “.
    Aí o povo caiu na gargalhada, né?
    E qdo saimos do cartório, fomos direto pra igreja… e na parte do “te prometo ser fiel..” ele responde: “Ah, mas acho bom que seja mesmo!!!” kkkkkkkkk
    Se vc olhar uma das fotos no meu orkut, tem uma que até o padre tá rindo… foi bem nessa hora…. rsrs.
    Mas é bom, a gente se diverte e muitooo com pessoas assim, né?
    Grande beijo…

    • Vida de Esposa 17/01/2011 às 12:08 #

      Oi Néia!!

      kkkkkkk é bem a cara do Dú mesmo, rachei de rir só de você contar, imagina se eu estivesse lá.

      Vou ver as fotos, devem estar massa!

      Beijoss

  8. Michelle 19/03/2011 às 23:50 #

    No meu caso, tirei o sobrenome do meu pai e coloquei o do marido,dei entrada 30 dias antes e foi super tranquilo, cheguei e marquei, casei no 1º cartório, fica no cambui..é mto tranquilo lá, o meu foi marcado para as 15:30hs da tarde, no dia que cheguei tinha um casal se casando,e qdo estavamos saindo chegou outro, não tivemos que ficar esperando, a equipe de foto e filmagem que contratei para a cerimônia foi até lá filmar e fotografar…super indico esse cartório, além da tranquilidade é lindo!

    • Vida de Esposa 21/03/2011 às 13:59 #

      Um amigo meu casou neste mesmo cartório, fez as mesmas recomendações….acho que o meu, que era lerdo, rs.

      Beijos

Deixe uma resposta

