Até que o dinheiro os separe

14 jan

Meu pai já dizia: “Vocês vão viver de quê? Deixa faltar dinheiro, pra ver se esse amor não acaba! Tem que estudar…e blá blá”. E lá no fundo ele tinha razão.

Se a relação do casal não for bem sincera e de confiança na área financeira, as brigas vão ser constantes e o amor poderá desanimar com tantas discussões.

Dia 10/01/2011 saiu uma matéria no Jornal Metro muito interessante, ela dizia que finanças é um assunto tabu para a maioria dos casais. Que 72% se sentem constrangidos em conversar sobre o tema com seu parceiro, mas que se preocupam com que o outro gasta, e que este tema sempre resulta em brigas e desentendimentos.

Porém, a especialista em educação financeira afirma que os casais devem falar sobre os futuros gastos ANTES DO CASAMENTO.

Vocês sabiam que juntar os trapinhos pode ser uma boa para aumentar a renda de um casal? Estudos revelam que o patrimônio de quem casa, aumenta em 93%. Mas viver com o par significa compartilhar despesas e ganhos, situação que muitas vezes leva ao desentendimento.

“De todos os casamentos realizados no mundo, metade não dá certo por causa de brigas relacionadas a dinheiro”, afirma Cássia d’Aquino, especialista em educação financeira. Segundo ela, não conversar sobre finanças atrapalha o relacionamento, porque esconde a maneira como cada um administra o dinheiro que ganha. “Esse tipo de constrangimento impede o casal de saber se há entre eles os mesmos objetivos em relação às economias. Se a outra pessoa gosta mais de gastar ou de poupar”, afirma. A solução não é ter vergonha e conversar antes do casamento.

Dicas para uma boa União X Dinheiro:

Depois de pagar as contas, todo casal quer ter algum dinheiro para poupar ou investir em lazer e viagens. Para Cássia d’Aquino, isso só é possível gastando menos do que ganha ou ganhando mais. Saiba como equilibrar o orçamento da casa:

1) Faça uma lista e anote o rendimento total do casal.
2) Anote as despesas fixas, como aluguel e conta de luz, sempre com a data de vencimento
3) Coloque o quanto gastou ou pretende gastar com roupas, lazer, beleza, presentes, além de gastos com possíveis emergências, como pneu furado, pia entupida e etc.
4) Com uma calculadora, some todos os gastos que teve no mês.
5) Subtraia de sua renda familiar tudo o que gastou neste período. O resultado representa a quantia que sobrará ou faltará no final do mês.

SOBROU? Isso quer dizer que você terá dinheiro para concretizar algum sonho ou usá-lo em alguma emergência.
FALTOU? O casal precisa sentar e conversar sobre redução de gastos. Uma opção é gastar menos com itens de pouca necessidade

Eu faço isso e dá certo. Já fiz um post relacionado há um tempo atrás, confere aqui! Tanto eu quanto ele não somos “gastadores”, e sempre que queremos comprar alguma coisa, sentamos e vemos as possibilidades. O dinheiro é nosso e todas as contas devem ser de responsabilidade dos dois…Acredito que para dar certo, deve haver muita confiança e sinceridade…às vezes os R$ 10,00 que você gasta sem avisar o parceiro, pode resultar numa briga enorme e por “nada”.

Porém existe o lado oposto, meus pais quando casaram tinham conta conjunta, mas meu pai nunca foi de controlar nada e gastava muito. Adorava “soltar” uns cheques. Resultado: No final do mês chegavam as faturas, “caiam” os cheques e minha mãe não conseguia administrar. Sendo assim, hoje eles vivem felizes, cada um com sua conta, porém dividem os gastos da casa é claro, rs.

E aí na sua casa, no seu namoro, como é?

Beijos * Van *

Acompanhe o Blog através das Redes Sociais:

Tem msn? Adiciona eu aí! =)

8 Respostas to “Até que o dinheiro os separe”

  1. Audeni 14/01/2011 às 13:11 #

    Oi, adoro seu blog.
    Quanto ao que seu pai falava, eu concordo plenamente com ele, infelizmente “um amor e uma cabana”, não enchem barriga, nem sustentam uma casa e filhos.
    Eu vivi uma crise financeira muito forte em 2010, e abalou meu casamento sim, falam que dinheiro não trás felicidade, mas sem ele vc. não faz nada!!!, sem ele nem morrer dignamente vc. pode!!!

    Beijos

    Audeni

    Ah, e quando puder me faça uma visita
    http://www.donamocinhadobrasil.blogspot.com

    • Vida de Esposa 18/01/2011 às 15:31 #

      Oi Audeni,

      Obrigada pelo carinho viu, fico muito feliz mesmo em saber que você me acompanha.

      Tô acessando seu blog agora =)

      Sobre dinheiro é bem por aí, com ele em excesso a briga são por coisas fúteis ou por ciúmes ou por “n” motivos….sem ele, gera desconfiança, desarmonia e várias outras coisas ruins.

      Espero que seu casamento tenha superado esta crise e que agora esteja tudo bem.

      Beijoss

  2. JACQUELINE 14/01/2011 às 13:21 #

    Ai Van, se fosse tão fácil assim…rs
    Meu querido maridinho, não entende isso e eu confesso q não sei mais o q argumentar para fazê-lo entender…aff
    Eu preciso de uma consulta com Psicólogo para indicar o caminho a seguir para ele entender isso.
    O nosso problema lá em casa se resume a isso, a tal da finança. E, mais ainda tenho q entender q ele paga conta de telefone da mãe e algumas despesas extras.
    Tem dias q estou p da vida com isso. Só Deus msm p me dá sabedoria…
    bjão

    • Vida de Esposa 17/01/2011 às 12:02 #

      Oi Jaque

      Putz, que complicado hein…mas faz assim, divide as despesas por igual. Daí ele terá que pagar a da casa e as da sogra, se ele quiser.

      Mas ele tem que saber que terá que dividir, compartilhar, se não a briga vai ser eterna né?!

      Beijos

  3. Cláudia André 14/01/2011 às 17:48 #

    oi Van, olha eu aqui de novo……com mais uma pergunta e dúvida (o que não é novidade né? rs)como eu faço para colocar aqueles icones no fim do post, eu já salvei os icones no meu pc, e só colocar no blog como imagem? e para colocar o link correspondente ao desenho como eu faço? exemplo o desenho do msn colocar o meu endereço do msn entendeu???? please me dá um help!!!!!
    bjão.

    • Vida de Esposa 17/01/2011 às 11:57 #

      Oi Clauuu

      Copia o meu e cola no seu post. Sim, tem que ser em todo o post, não é automático =/

      Daí quando você clicar sobre a imagem, aparecerá dois ícones, excluir e alterar. Daí no alterar você muda o endereço, imagem e tal.

      Tenta aí, qualquer coisa me fala que tento explicar melhor.

      Beijos

  4. Cláudia André 14/01/2011 às 17:48 #

    eu vou ir tentando até vc me responder quem sabe eu acerto sozinha né? espero não fazer nenhuma burrada no blog…hehe

  5. Angelyna Vasconcellos 28/08/2012 às 2:28 #

    Nossa!!! Meu marido, em relação financeira, não esta com nada, pois sempre quando sobra dinheiro, depois que eu pago todas as nossas contas, o que sobra eu deposito, para construir nossa casa, mas ele sempre tira todo aquele dinheiro que sobrou, e gasta, ja deixei dito: Se não tem casa, não tem mais casamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: